Harvey Weinstein passará 23 anos em uma prisão do Estado de Nova York depois de ser sentenciado pelo juiz da Suprema Corte James Burke na manhã de quarta-feira.
Weinstein foi condenado em 24 de fevereiro por cometer um Ato Sexual Criminal de estupro de primeiro e terceiro graus.
A sentença encerra o julgamento de Weinstein em Nova York, que começou em 6 de janeiro. Sua equipe disse que vai recorrer da decisão do júri de condená-lo por duas das cinco acusações que ele enfrentou.
O juiz Burke, antes de proferir sua sentença, disse a Weinstein que ele seria formalmente registrado como criminoso sexual.
Por sua condenação por crimes sexuais de primeiro grau, Weinstein recebeu 20 anos de prisão e mais cinco anos de libertação supervisionada. Na outra acusação condenada, estupro de terceiro grau, ele recebeu três anos de prisão.
O juiz decidiu tornar as sentenças consecutivas, e não simultâneas.
A advogada de Weinstein, Donna Rotunno, chamou a sentença de “obscena” em uma entrevista coletiva em frente ao tribunal. “É claro que é muito duro. É ridículo”, disse ela, falando a repórteres. “Esse número era desagradável. Existem assassinos que sairão dos tribunais mais rapidamente do que Harvey Weinstein. Esse número falou com a pressão dos movimentos do público, esse número não falou com as evidências que saíram no julgamento. Esse número não falou com o testemunho que ouvimos. Esse número não falou com evidências, nem falou com a justiça “, disse ela. Acrescentando: “Estávamos procurando justiça e não a entendemos”.
O advogado Damon Cheronis ecoou: “Ele não foi tratado de maneira alguma.” Arthur Aidala, outro advogado de Weinstein, disse que seu cliente provavelmente passará seu tempo na Instalação Correcional Fishkill em Nova York, que ele disse ter um hospital.
Rotunno disse que a equipe de Weinstein provavelmente entrará com o recurso, que ela visualizou em julho. A equipe disse que não sabia quando ele seria processado pelas quatro acusações que enfrenta no condado de Los Angeles.
Antes de sua sentença, Rotunno havia dito ao juiz que Weinstein deveria receber uma sentença mais curta porque ele tem uma “longa lista de doenças”.
“Weinstein tem uma infinidade de questões médicas, há listas de coisas que estão fisicamente erradas com ele e que são graves”, disse Rotunno, lendo uma carta destacando seus problemas médicos. “O Sr. Weinstein tem um histórico de doenças cardíacas em sua família. Essa é uma situação em que a perda de liberdade … afetará sua capacidade de obter o tipo de assistência médica necessária para a lista de problemas com os quais está lidando.”
Weinstein passou 10 dias no hospital, onde foi submetido a um procedimento cardíaco , depois de sofrer pressão alta e palpitações cardíacas após sua condenação em 24 de fevereiro.
Antes de sua sentença, Weinstein – que optou por não testemunhar durante seu julgamento por agressão sexual em Nova York – dirigiu-se ao juiz . Falando em voz baixa das mulheres que o acusaram de má conduta, ele disse: “Tenho um grande remorso por todas vocês. Tenho um grande remorso por todas as mulheres”.
Ele acrescentou: “Realmente sinto remorso por esta situação. Sinto profundamente em meu coração”.
A promotora principal Joan Illuzzi havia pedido ao juiz Burke que sentenciasse Weinstein “ao máximo ou quase ao máximo” anos de prisão, o que poderia ter chegado a 29 anos.
Os advogados de Weinstein disseram que nenhum membro de sua família participou da sentença.
Do lado de fora do tribunal, a advogada Gloria Allred, que representa vários dos acusadores de Weinstein, exibia uma placa que dizia: “É assim que a justiça se parece: 20 + 3 anos”.
Em resposta à sentença, Tina Tchen, presidente e CEO da Time’s Up Foundation, emitiu a seguinte declaração: “Em primeiro lugar, somos gratos pela coragem e força de Mimi Haleyi, Jessica Mann, Annabella Sciorra, Dawn Dunning, Tarale e Mimi Haleyi. Wulff e Lauren Young, que testemunharam bravamente no tribunal, e continuamos em solidariedade com os mais de 100 sobreviventes que sofreram abuso, assédio e estupro nas mãos de Harvey Weinstein.O trauma de agressão sexual e por toda a vida – podemos só espero que a sentença de hoje traga a todos os sobreviventes de Harvey Weinstein alguma medida de paz “.
A declaração continuou: “Também esperamos que essas mulheres se orgulhem de saber o impacto que tiveram em nossa cultura em geral. Seja inspirando mais sobreviventes a se apresentar e procurar ajuda, mudando como o sistema de justiça responde à violência sexual ou liderando nos conselhos corporativos para responsabilizar mais os CEOs pela cultura tóxica no local de trabalho, a mudança social catalisada por esses sobreviventes não foi nada menos que transformacional “.
The Silence Breakers – um grupo de 24 acusadores de Weinstein que inclui Ashley Judd, Lauren Sivan, Rosanna Arquette e Rose McGowan – disse em seu comunicado: “O legado de Harvey Weinstein será sempre o fato de ele ser um estuprador condenado. Ele vai para a cadeia – mas a quantidade de tempo de prisão não reparará as vidas que ele arruinou, as carreiras que destruiu ou os danos que causou “.
O procurador do distrito de Manhattan, Cyrus Vance, agradeceu ao tribunal por “impor uma sentença que coloca predadores sexuais e parceiros abusivos em todos os segmentos da sociedade em aviso prévio” em sua declaração. Acrescentando: “Agradecemos aos sobreviventes por suas declarações notáveis hoje e coragem indescritível nos últimos dois anos. Harvey Weinstein empregou nada menos que um exército de espiões para mantê-los calados. Mas eles se recusaram a ficar calados e foram ouvidos. Suas palavras derrubou um predador e o colocou atrás das grades, e deu esperança aos sobreviventes de violência sexual em todo o mundo”.
Fonte: THR