Por quatro temporadas, Ruth Wilson estrelou em The Affair, do Showtime, como Alison – uma das participantes do caso homônimo que acabou com dois casamentos – mas, aparentemente abruptamente, ela deixou o programa após concluir as filmagens da penúltima temporada. No momento de sua partida, Wilson falou pouco de seu raciocínio, além de reiterar que não se tratava de paridade salarial ou outros empregos, e afirmando que ela não tinha permissão para divulgar mais nada . Mas informações adicionais chegaram à superfície sobre a partida misteriosa.
Na quarta-feira, o THR divulgou que a decisão de Wilson de sair do programa se devia a um ambiente de trabalho supostamente hostil, discórdia entre ela e a showrunner Sarah Treem, e frustrações com a quantidade de nudez necessária para ela.
Muitas das fontes entrevistadas para a exposição afirmam que Wilson discordou de quantas vezes ela era obrigada a se despir e a natureza de algumas das cenas de nudez em que estava envolvida. Sua reação a essas questões a levou a ser rotulada como “difícil”, de acordo com o THR. O artigo confirma que Wilson sentiu Treem, particularmente, pressionando-a a realizar tais cenas e convenceria ela e outras atrizes a se despir, dizendo que eram bonitas ou implicando que elas estavam atrasando a produção.
Treem respondeu às acusações dizendo ao THR : “Eu nunca diria essas coisas a um ator. Isso não é quem eu sou. Eu não sou uma pessoa manipuladora e sempre fui feminista.” Treem acrescentou que ela fez tudo o que podia para fazer Wilson se sentir confortável com essas cenas, incluindo cortar certas cenas com as quais a atriz não se sentia confortável, cenas que estavam no storyboard com antecedência, e mostrando seus cortes de cenas para ela aprovar antes de irem ao ar. “Dediquei toda a minha vida profissional a escrever e falar sobre questões femininas, causas femininas, empoderamento feminino e criar papéis fortes e complexos para mulheres no teatro e em Hollywood, dentro e fora da tela. É o que eu penso, o que me importa, é o que impulsiona minha vida e trabalho. A razão pela qual eu criei The Affair foi para esclarecer como a experiência feminina de se mover pelo mundo é tão diferente da masculina, é como falar uma segunda língua. A ideia de cultivar um ambiente inseguro ou assediar uma mulher em um dos meus programas é totalmente ridícula e carece de fundamento na realidade.”
No entanto, as fontes do THR argumentam que houveram vários incidentes que deixaram desconfortáveis os membros do elenco e da equipe.
Fonte: EW