Seja na comédia ou no drama, a HBO está sempre apostando em seriados que façam certo “barulho”. Os temas abraçados por esses programas, muitas das vezes, já são suficientes para que polêmicas sejam criadas antes mesmo do episódio piloto ir ao ar. Deste modo, uma comédia produzida por Danny Mcbride, a qual traz como tema central a Igreja Evangélica, não poderia deixar de ser exibida por outro canal. 

Em The Righteous Gemstones somos apresentados a uma poderosa família que, ao longo dos anos, construiu um sólido Império sustentado pelas oferendas dos fiéis de sua própria Igreja. O patriarca (e pastor mundialmente famoso), Eli Gemstone (John Goodman), ao lado de seus filhos, administra um verdadeiro mercado, o qual veio se mostrando extremamente lucrativo. Entretanto, tudo isso é colocado a perder quando Jesse (Dany Mcbride), o filho mais velho, passa a ser chantageado por conta de um certo vídeo que caiu em mãos erradas. 

No primeiro episódio da nova comédia da HBO, fica claro que Mcbride traz algo que se mostra extremamente promissor. De início, o seriado aposta quase todas as suas fichas na sátira ao mercado sustentado pela Igreja. O tom crítico e provocador do roteiro é evidente, fazendo com que o piloto arranque algumas boas risadas por conta da relação criada entre a fé e o dinheiro (com destaque para a cena dos jatinhos).

Além disso, o elenco escalado parece ser acertado. A sintonia entre os atores é nítida, principalmente entre os três irmãos Gemstones, que criam momentos hilários em família durante o decorrer do primeiro episódio. Isso contribui para que possamos dar importância com os conflitos pessoais de cada membro da família. Acompanhá-los ao longo dos próximos episódios, certamente, será uma experiência, no mínimo, interessante. 

No fim, o piloto cumpre com o objetivo de apresentar a trama e os seus principais personagens, culminando em um final bem inusitado e engraçado, o qual deixa bem claro que o seriado tem potencial para fazer rir e, ao mesmo tempo, tecer uma dura crítica à Igreja. Resta agora saber se esse padrão será mantido durante os próximos episódios ou se os conceitos apresentados, simplesmente, serão aos poucos esquecidos e darão lugar a mais uma rasa comédia familiar.

The Rightous Gemstones estreia hoje (18/08/2019) às 23h, com exclusividade na HBO. 

Comments