A Fundação Japão e o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) promovem, de 15 a 27 de maio, a mostra de cinema “Japão: drama e humor”. A programação traz 12 filmes que abordam a diversidade do cinema japonês, apresentando a cultura e a tradição em temas variados. Serão títulos ambientados em diferentes épocas, do drama ao romance, passando pela comédia e até o anime Bravo! Grande Batalha de Samurais, da série de animê e mangá Crayon Shin-chan, escrita por Yoshito Usui.

Na programação, destaque para o clássico Em Busca do Arco-Íris, de Yoji Yamada, um dos mais expressivos cineastas japoneses, e O Cozinheiro do Pólo-Sul, baseado em dois romances autobiográficos de Jun Nishimura.

Há, ainda, Sonho de Uma Noite de Verão, uma adaptação japonesa do clássico de Shakespeare, que narra a história de Yuriko, que cansada de seu relacionamento com Atsushi, um homem casado, deixa Tóquio para voltar à sua terra natal, Yugafu, uma pequena vila de Okinawa. A vida pacata, em meio à natureza, se transforma com a chegada de Atsushi, que está à sua procura, seguido de sua esposa.

Composta por 28 sessões, a mostra conta com cópias em DVD e 16 mm, todas elas em japonês, com legendas em português. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria do local.

Comments