‘Não Vamos Pagar Nada’, comédia estrelada por Samantha Schmütz, acaba de ser rodada no Rio. No papel da dona de casa Antônia, a atriz contracena com alguns dos maiores comediantes brasileiros, como Edmilson Filho, Flávia Reis, Leandro Soares, Fernando Caruso e Flávio Bauraqui. Na história, Samantha é uma típica mulher brasileira, que faz malabarismos para viver com pouco dinheiro sem perder o bom humor. Com direção do premiado diretor de teatro João Fonseca e roteiro de Renato Fagundes, essa é a primeira adaptação para o cinema da famosa peça do italiano Nobel de Literatura Dario Fo. A produção é de A Fábrica, com coprodução da Globo Filmes.

Antônia (Samantha Schmütz) está desempregada e administra a casa simples em que mora com o marido, João (Edmilson Filho), um sujeito honesto, religioso e de valores inflexíveis. A história começa quando ela vai ao mercado e percebe que seu dinheiro não vai dar nem para comprar o básico. Tudo aumentou e, pra piorar, o novo dono do único mercado do bairro é um sujeito sem coração, que não aceita fiado.

Quando reclama com o funcionário do mercado (o músico Criolo, em participação especial), Antônia acaba contagiando os outros clientes – que também não aceitam os reajustes. Todos se revoltam contra o insensível e mercenário dono do mercado (Leandro Soares) e decidem: então ninguém vai pagar nada! No corre-corre, Antônia acaba levando o que encontra pela frente, mas quando chega em casa tem que esconder as sacolas não só do marido, como dos policiais que aparecem para investigar o caso (Fernando Caruso e Flávio Bauraqui). E ainda envolve a melhor amiga, Margarida (Flávia Reis) na confusão.

O texto original é de 1974, mas, no filme, a ação é transposta para o Brasil atual, mantendo os valores universais e atemporais da obra: um olhar ácido e hilariante, mas esperançoso, sobre moral, desigualdade e relações de poder nas sociedades contemporâneas.

O filme foi rodado em cinco semanas no Polo Rio Cine Vídeo e em locações na Zona Oeste da cidade. O lançamento está previsto para o segundo semestre, com distribuição da H2O Films.

Comments