Sem dúvidas umas das cenas mais legais do Homem-Aranha 2 de Sam Raimi é que o Peter Parker / Homem-Aranha usa suas teias para parar um trem de metrô fora de controle antes que ele caia fora de controle e mate todos a bordo. É um resgate que requer muito esforço para o Spidey, mas o quão cientificamente possível é essa cena? O Homem-Aranha pode realmente parar um trem de metrô descontrolado apenas com suas teias?

Isso é exatamente o que o pessoal do canal do YouTube da Nerdist, Because Science, decidiu explorar em um novo vídeo, e há alguns argumentos científicos sólidos sustentando a ideia de que o Homem-Aranha realmente poderia parar um trem como ele faz no Homem-Aranha. 2 – com algumas renúncias.

No vídeo, que você pode conferir acima, o apresentador Kyle Hill analisa os vários elementos do resgate. Primeiro, você tem que reconhecer que a ação de parar o trem em termos científicos é trabalho real – isso significa que a energia cinética do trem tem que ser transferida para algum lugar pela teia para que o trem perca velocidade e pare. Descobrir que a energia cinética inclui o cálculo do peso do trem em si, mas também o peso do trem totalmente carregado de passageiros. Uma vez que você tenha isso, é uma questão de descobrir se a resistência científica das teias estaria realmente à altura do teste.

Usando a quantidade de correias mostrada em Homem-Aranha 2 e calculando com base na resistência de vários trens conhecidos de seda de aranha, é aparente que o Homem-Aranha não pode realmente parar um trem assim – mais ou menos. Como Hill explica, o Homem-Aranha poderia parar o trem se aumentasse o número de teias ou se o tamanho das teias, que ele usou, fosse realmente maior do que aparentam nos breves vislumbres do filme. Se qualquer um desses for o caso, então o Homem-Aranha pode parar o trem de forma que, tecnicamente, seja possível. Parece um pouco menos legal.

O que funcionaria tão bem e parecer igualmente legal? Hill sugere que é possível que a teia do Homem-Aranha tenha uma resistência científica maior do que qualquer teia de aranha conhecida na Terra. É uma ideia que realmente não é tão maluca porque: a) superpotências e b) Peter Parker é uma espécie humana com poderes de aranha. Isso provavelmente desempenha um papel e, na verdade, é esse conceito – que a força e o poder da seda da aranha seriam ampliados, dado que o tamanho humano de Peter Parker é muito maior do que o de uma aranha – é algo que um grupo de estudantes de física da Universidade de Leicester, na Inglaterra, exploraram o ano passado.

Em sua opinião, os estudantes calcularam a velocidade máxima de um trem do metrô da cidade de Nova York, bem como a massa, assumindo que os vagões estavam todos com capacidade. Então, eles descobriram o quão forte a teia precisaria ser para pará-lo. Tomando essa informação em comparação com a força da teia de aranha mais forte da Terra e aumentando proporcionalmente à proporção humana, a matemática funciona. O Homem-Aranha absolutamente poderia parar um trem de metrô em alta velocidade com sua teia – é a escala humana que faz a diferença.

Fonte: ComicBook

Comments