O elenco que vai interpretar os protagonistas da primeira série original espanhola da HBO, PÁTRIA, já está todo confirmado. A produção é uma adaptação do romance homônimo de Fernando Aramburu, um fenômeno editorial de público e crítica que ganhou o Prêmio Nacional de Narrativa 2017.

Elena Irureta será Bittori, viúva de Txato, interpretado pelo ator José Ramón Soroiz. Seus filhos Xabier e Nerea serão interpretados por Iñigo Arambarri e Susana Abaitua. Ane Gabarain viverá Miren, mulher de Joxian, papel de Mikel Laskurain. Os três filhos do casal serão interpretados por Jon Olivares (Joxe Mari), Loreto Mauleón (Arantxa) e o ganhador do Goya de melhor ator revelação Eneko Sagardoy (Gorka).

PÁTRIA se desenvolve ao longo de três décadas em Euskadi (País Basco). Por meio dos seus protagonistas – duas famílias divididas pelas consequências do terrorismo –, a série mostra como as pessoas comuns vivem no contexto de um conflito que, apesar de ser local, tem diversos elementos semelhantes aos de outros confrontos em muitos lugares do mundo.

A vida de Bittori e da sua família muda completamente no dia em que o ETA mata seu marido, Txato, na porta de casa. As relações com a família da sua amiga Miren, cujo filho milita no grupo terrorista, são cortadas. Ao mesmo tempo, todos terão que lidar com o luto e as contradições morais, enquanto a vida segue seu próprio curso, colocando no caminho novos elementos que também determinarão o futuro. Será que um dia eles serão capazes de perdoar, eliminar os conflitos e se unir novamente?

PÁTRIA contará com oito episódios de uma hora cada, com roteiro e produção de Aitor Gabilondo. A série é uma produção original da HBO Europe com participação da HBO Latin America. As filmagens começarão ainda em março e serão realizadas principalmente em Soraluze, Elgoibar e San Sebastoán, no País Basco, tendo também algumas locações em Madri.

Comments