Em um mundo machista e onde mulheres quase não tem voz, a paulista Maria Luiza se muda para o Rio de Janeiro para ir morar com o marido, que passou os últimos meses montando um restaurante que iria ser o sustento deles e do filho do casal. Para desespero da moça, ao chegar na cidade do Cristo redentor , descobre que não existe nenhum restaurante, apenas um local abandonado por Pedro, seu marido, que fugiu com a amante, roubando todo o dinheiro investido no empreendimento. É assim que somos apresentados à trama de Coisa mais Linda, mais nova série brasileira da Netflix, a qual tivemos acesso antecipado aos 3 primeiros episódios.

Focada principalmente no protagonismo feminino, Coisa Mais Linda nos apresenta um quarteto de peso com Maria Luiza, a condutora da trama, Adélia, uma mulher negra da periferia que trabalha no centro da cidade, Thereza, jornalista de uma renomada revista e Lígia, amiga de infância de Malu.

Em uma analogia de séries televisivas, a nova série do Netlfix é um encontro de Mad Men com Sex and The City, mas o que sobra na ambientação de moda, música e cenário do fim dos anos 50, falta em desenvolvimento de personagens, pelo menos até o fim do terceiro episódio.

Enquanto Délia se destaca pelo fator social e racial, Thereza se destaca por logo de cara fugir do estereótipo de mulher frágil que apenas serve para ser esposa de um homem bem sucedido. Lígia e Malu tem muitos pontos em comum pelo fato de serem mulheres brancas e ricas, mas em pontos diferentes de seus relacionamentos. Enquanto Maria Luíza inicia a série em um ponto sem volta de desilusão de um relacionamento, a amiga de infância ainda caminha para esse ponto, com cenas bem pesadas inclusive.

Os homens da série são extremamente superficiais, mas parecem ser feitos dessa maneira de propósito para conduzir a trama e exacerbar ainda mais o quanto os tempos eram diferentes e ainda mais opressores às mulheres do que hoje em dia.

Ao fim dos três episódios, fica a curiosidade para ver como a série vai andar. A produção e as atuações deixam Coisas Mais Linda num papel de destaque das séries nacionais, vale a pena investir seu tempo.

Comments