Na esteira da série de documentários da HBO, Deixando Neverland, os produtores de Os Simpsons decidiram remover o episódio “Stark Raving Dad”, que contou com a família formando uma amizade com um personagem dublado por Michael Jackson.

Deixando Neverland inclui alegações de agressão sexual por Jackson contra menores, o que levou a um exame rigoroso do legado do falecido cantor. O produtor James L. Brooks disse ao Wall Street Journal que remover o episódio foi uma decisão lógica na esteira das alegações.

“Parece claramente a única escolha a fazer”, disse Brooks, acrescentando que os produtores executivos Al Jean e Matt Groening concordaram. “Os caras com quem trabalho – onde passamos nossas vidas brigando por piadas – pensamos nisso.”

A Variety estendeu a mão para Jean, que confirmou seu alinhamento: “Eu concordo com Jim, nada mais a acrescentar”.

“Este foi um episódio precioso. Há muitas memórias fantásticas que encerramos neste, e isso certamente não permite que permaneçam”, disse Brooks ao WSJ. “Eu sou contra a queima de livros de qualquer tipo. Mas este é o nosso livro, e nós estamos autorizados a tirar um capítulo.”

O episódio de Os Simpsons foi popular entre os fãs, em parte por causa da intriga em torno do envolvimento de Jackson. O papel não foi creditado, e a história cercou um homem em um hospital psiquiátrico que insistiu que ele era de fato Michael Jackson, apesar de não parecer nada com a estrela pop. Tornou-se uma espécie de lenda urbana até que Groening confirmou que Jackson gravou o diálogo em uma entrevista recente. Jackson não cantou na animação por causa de contratos com sua gravadora, mas ele não se importou em não ser creditado.

“Stark Raving Dad” apresentou Homer encontrando o imitador de Michael Jackson no hospital psiquiátrico, e ele leva seu novo amigo para casa quando ele sai. O personagem faz uma ligação com as crianças e ajuda Bart a escrever uma canção de aniversário para sua irmã Lisa. O personagem admitiu que ele não era Jackson no final do episódio e deixou a vida da família, aumentando ainda mais o mistério.

Brooks disse que eles vão remover o episódio da seção de streaming “Simpsons World” do FXX e de futuros lançamentos de homevideo, bem como retirá-lo da rotação para distribuição. Mas o produtor enfatizou que levará tempo para que isso aconteça.

Comments