Crítica | Calmaria – Suspense desequilibrado afunda na incoerência

Array
Publicidade

Boas histórias podem ser facilmente destruídas por roteiros ambiciosos demais. Ou talvez nem precise de tanta ambição assim, basta acrescentar uma boa dose de incoerência que já serve para fazer a embarcação afundar. Como é o caso do suspense ‘Calmaria’ (Serenity), que navega em uma maré de inconsistência até culminar na fatídica reviravolta, que brinca com a inteligência do espectador e acredita estar sendo inovador quando, na verdade, se perde dentro de gêneros que não sabe resolver e tramas que não levam para lugar algum.

E não é por falta de um elenco espetacular, já que Matthew McConaughey (Interestelar) vive o perturbado protagonista e os premiados Anne Hathaway (Oito Mulheres e Um Segredo), Djimon Hounsou (Aquaman), Diane Lane (O Homem de Aço) e Jason Clarke (O Primeiro Homem) os coadjuvantes. Então, o que pode dar de tão errado com tanta gente boa envolvida? Simples: um roteiro absurdamente fraco somado a desinteressante premissa inicial, que muda completamente no 2º ato para algo surreal à la ‘Black Mirror’. Apesar de ficar um pouco mais interessante, de fato, não sabe lidar com a súbita mudança de gênero, resultando assim em uma desastrosa obra que tinha tudo para ser agradável, já que a trama brinca com estereótipos e cria uma excelente ambientação para história, em uma ilha misteriosa do Caribe, semelhante à obras de Stephen King e que também lembra (bem vagamente!) o seriado ‘Lost’.

Toda a primeira parte é enjoada e sem empolgação. A história é lenta e não parece avançar nunca, apesar do ritmo dos cortes ser instigante, graças a montagem acelerada e a ótima condução do diretor e roteirista Steven Knight (Locke), de longe o ponto positivo do longa. Seus planos elaborados e o uso de alguns “match cut” tornam a narrativa mais proveitosa e agradável de ser assistida, evitando que o longa seja um completo desperdício de talentos. Mesmo com o roteiro fraco e previsível, e uma reviravolta ainda mais debilitados, a trama esconde algumas qualidades que não passam batidas. Temas como o questionamento da realidade, por exemplo, brincam com nossa atenção aos detalhes entregues desde o início do longa e nos coloca na pele do protagonista, já que sabemos tanto daquele lugar onde vive quanto ele, fora a atuação de McConaughey, sempre dedicada, não sendo diferente aqui, já que carrega o filme nas costas. A direção de fotografia, que utiliza muita luz natural, também contribui para tornar o lugar encantador e místico.

Dessa forma, o maior de todos os problemas de ‘Calmaria’ é não se achar em gênero nenhum. No suspense, boia sem saber para onde ir, já na ficção científica, que deveria ser a parte mais interessante, oferece tão pouco embasamento que fica difícil aceitar a realidade dos fatos e, assim, sentir afeição pelos personagens e suas jornadas individuais. Não que o plot twist não seja até divertido e curioso, já que deve pegar muita gente de surpresa, mas é mal acabado, mal apresentado e mal aproveitado, sendo um fracasso na tentativa de resgatar a energia da trama, que já havia morrido no 1º ato. É doloroso ver o roteiro tentar justificar o maçante começo com um simples “era tudo de propósito!”.

Talvez a jornada possa até ser divertida para alguns e o fatídico plot twist surpreenda os mais interessados, mas ‘Calmaria’ joga fora todas as surpresas ao entregar um roteiro maçante, incoerente e repetitivo. O elenco grandioso se perde em meio a tanta falta de energia dos personagens. Veja bem, são dois ganhadores de Oscar que nem estão no fim de carreira para participar de um filme tão trivial e esquecível. Parece que a maré de azar afundou também outras embarcações além da Jennifer Lawrence, uma farofa que poderia ter sido evitada.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: