Marighella | Dirigido por Wagner Moura, filme é ovacionado em sua estreia no Festival de Berlim

Array
Publicidade

Primeiro longa-metragem de Wagner Moura como diretor, “Marighella” fez sua estreia mundial na 69ª edição do Festival de Berlim sob longos e calorosos aplausos nesta sexta, 15 de fevereiro. Além do diretor baiano, o elenco do filme compareceu em peso à première, incluindo nomes como Seu Jorge, Bruno Gagliasso, Humberto Carrão, Bella Camero, Maria Marighella, Ana Paula Bouzas e Henrique Vieira, entre outros, bem como diversos integrantes da equipe de produção.

“Como vai ser extremamente difícil lançar este filme no Brasil, é muito importante estar aqui e ganhar essa atenção internacional, com uma recepção como essa. Isso vai nos dar força para lançá-lo no país. O nosso filme não é obviamente apenas sobre as pessoas que resistiram lá atrás, nos anos 60 e 70, mas também é sobre as que estão resistindo neste momento”, disse Moura – um dos principais atores brasileiros de sua geração, com mais de 25 filmes no currículo, diversos prêmios e recentemente indicado ao Globo de Ouro por seu trabalho na série “Narcos” (Netflix) – ao final da exibição.

O longa-metragem conta a história dos últimos anos de Carlos Marighella, guerrilheiro que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960. Comandando um bando de jovens guerrilheiros, Marighella tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lucio, policial que o rotula de inimigo público nº 1. Quando o cerco se fecha, o próprio Marighella é emboscado e morto – mas seus ideais sobrevivem nas ações dos jovens guerrilheiros, que persistem na revolução.

O filme tem produção da O2 Filmes e coprodução da Globo Filmes e Maria da Fé. A O2 é a única produtora brasileira cinco vezes indicada ao Oscar e está por trás de mais de 30 longas-metragens e mais de 30 séries para TV, acumulando prêmios nacionais e internacionais. Com Wagner Moura, já realizaram filmes como “VIPs”, “A Busca”, “Trash” – e agora o épico “Marighella”, que já nasce chamando a atenção da comunidade cinematográfica mundial.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: