Black Mirror: Bandersnatch | Todos os finais e como chegar até eles

Array
Publicidade

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.15″]

Agora que Black Mirror: Bandersnatch foi lançado, os espectadores mais dedicados da série de antologias de ficção científica de Charlie Brooker estão ocupados tentando criar seus próprios mapas de histórias e descobrir todos os caminhos e finais do filme interativo.

A escolha da sua própria história de estilo de aventura é a primeira oferta interativa da Netflix para adultos. O filme independente estreou em 28 de dezembro e lança um novo gênero no streaming.

Bandersnatch segue um jovem programador chamado Stefan (Fionn Whitehead) que está tentando criar um jogo de computador campeão de vendas baseado em um romance de escolha de sua própria aventura, intitulado “Bandersnatch”. Como a história meta desdobra, há milhões de possibilidades únicas graças ao roteiro de Brooker, que se desdobra em estilo “ramificação narrativa”, mas também utiliza a tecnologia de “rastreamento de estado” para como escolhas do espectador vai afetar o modo como a sua experiência pessoal age fora da tela.

Como resultado, há reviravoltas infinitas para a história que envia Stefan para diferentes ramos da história e, finalmente, para múltiplos finais. Enquanto os espectadores continuarem a “jogar” a experiência depois que chegarem a um final, poderão ver outras conclusões – mas, mais do que provável, não chegarão a todos. Não há tempo de execução oficial, o que significa que uma experiência satisfatória pode durar de 90 minutos a 2 horas e meia.

Oficialmente, a Netflix diz que existem cinco finais “principais”, mas há várias variantes em cada um. Enquanto o criador e roteirista da série diz que quantos aos finais existem “todos eles”.

Abaixo está todos os finais já identificados, incluindo alguns easter eggs, algumas dicas sobre como chegar ao final. A partir de agora o texto está repleto de spoilers, tá?

O fim onde Stefan faz um jogo terrível

No centro da história de Bandersnatch está o desejo de Stefan de criar um jogo de computador baseado em códigos para uma empresa de tecnologia emergente que é o lar dos jogos criados pelo famoso Colin Ritman (Will Poulter). No começo da história, se os espectadores “aceitarem” a oferta de emprego na Tuckersoft, Colin quebra a quarta parede para dizer a Stefan que ele escolheu o “caminho errado”. Sob pressão para cumprir um prazo de Natal, ele acaba publicando uma terrível versão de Bandersnatch que recebe uma classificação de 0/5 estrelas. Os espectadores terão que repetir o loop narrativo de abertura para que Stefan possa “recusar” a oferta de emprego na segunda vez, e continuar com a história.

O fim onde Stefan morre antes de terminar Bandersnatch

Uma grande divisão na história ocorre quando o pai de Stefan o leva inconscientemente ao consultório de seu psiquiatra e Stefan, que vê Colin de longe, pode seguir Colin ou visitar a Dra. Haynes (Alice Lowe). Se os espectadores escolherem seguir Colin, o jogador oferece o ácido a Stefan. Neste ponto de escolha, o espectador decide se Stefan diz sim ou não. Mas mesmo que ele diga não, Colin pega a bebida de qualquer maneira. Durante sua jornada alucinante, Colin compartilha suas teorias de realidades paralelas e que o destino é controlado, o que levou ele ou Stefan a pular da varanda do hotel. Se os espectadores escolhem Stefan, ele morre e o jogo inacabado é publicado e ganha outra nota 0. Se os espectadores escolhem Colin, o jogador pula para o que parece ser sua morte e a história continua. Se os espectadores não optarem por seguir Colin no primeiro ponto de escolha, provavelmente será uma opção mais tarde na experiência.

O final de Pearl Ritman

Se os espectadores seguirem Colin até agora, eles já terão conhecido sua filha, o bebê Pearl, e a esposa ruiva Kitty (Tallulah Haddon). O final que Pearl Ritman quebra a quarta parede para revelar aos telespectadores que, anos depois, uma pérola adulta descobriu o trabalho de seu pai, Colin, e está tentando terminar a história interativa como um filme da Netflix. Semelhante a Stefan, no entanto, Pearl fica sobrecarregado pela imensa tarefa de codificar o projeto e os espectadores recebem duas opções, mas ambos terminam a história: jogue chá no computador ou destrua o computador. (Jogar chá também termina o jogo para Stefan.)

Ainda assim, apesar da escolha final, este flash-forward vem depois do único final “feliz” para Stefan. Quando Stefan começa a enlouquecer, como o escritor Jerome F. Davies fez ao escrever o livro, ele fica tão farto de seu pai Peter (Craig Parkinson) que os espectadores têm a opção de fazer Stefan matar seu pai com um cinzeiro. Se eles decidirem matar Peter e depois instruir Stefan a cortar o corpo, em vez de enterrá-lo, Stefan acaba recebendo as classificações de 5 estrelas que ele tanto deseja. Ele conta ao seu psiquiatra depois do fato de que ele foi capaz de terminar o jogo desde que ele teve mais tempo para si mesmo, e ele decidiu dar aos jogadores menos controle. Eventualmente, ele é pego e afastado pelo crime, mas ele ainda era capaz de publicar a melhor versão do jogo.

A participação de Jerome F. Davies

Existem easter eggs que representam cenas que são improváveis ​​ou mesmo impossíveis para o espectador chegar. Uma das cenas difíceis de alcançar apresenta Jerome F. Davies em uma participação especial. O autor de Bandersnatch é interpretado por Jeff Minter, um designer de videogames da década de 1980 que inspirou o personagem de Colin Ritman, e ele visita Stefan em um sonho se os espectadores escolherem a opção “Pegar a Foto da Família” duas vezes. Isso força Stefan a finalmente pegar o livro, o que o leva a percorrer vários caminhos que levam às descobertas do que está no cofre bem protegido de seu pai. A cena, em essência, empurra os espectadores de volta para o caminho que os criadores querem que eles explorem.

O final da Netflix (e quebra da quarta parede)

A Netflix também tem uma participação especial em Bandersnatch quando os espectadores têm a opção de falar com Stefan através de seu computador. Quando Stefan começa a perceber que ele está sendo controlado por uma força externa, ele faz a pergunta em voz alta. Os telespectadores podem responder enviando-lhe o glifo narrativo ramificado (o símbolo do episódio “White Bear” de Black Mirror) ou dizendo-lhe que está sendo controlado por um serviço de streaming do século XXI que é “como TV, mas na Internet”. Essa revelação envia Stefan de volta ao psiquiatra e quando ele explica a ela que ele está sendo controlado pela companhia de entretenimento do futuro, ela pede mais ação. Os espectadores podem entrar em uma cena de luta com ela e com o pai de Stefan, que acaba arrastando Stefan para fora do escritório enquanto ele reclama que os telespectadores da Netflix estão no controle.

Se os telespectadores optarem por seguir o caminho menos percorrido e enviar Stefan pulando pela janela, em vez de lutar contra o Dr. Haynes, uma quarta parede se romperá novamente. Um diretor grita “corta” a cena e a câmera mostra um set de filmagem. O diretor explica a um confuso Stefan que ele é na verdade um ator chamado Mike e que deixar a janela “não está no roteiro”. Ela então chama um médico.

O Fim Onde Stefan Derruba Tuckersoft

Para os telespectadores que escolheram Stefan para enterrar o corpo de seu pai em vez de cortá-lo, Stefan será pego antes que ele consiga aperfeiçoar o jogo e acabe arranhando o glifo narrativo ramificado em suas paredes da prisão. A pessoa que o pegar no ato será Colin, Kitty ou Mohan Tucker (Asim Chaudhry), dependendo das escolhas anteriores, quando eles visitarem Stefan em sua casa e verem o cadáver de Peter. Se Colin chegar, os espectadores terão a opção de Stefan matá-lo; se Tucker chega, está implícito que ele o mata; Kitty escapa com a vida dela. Não importa quem visita, o cão vizinho desenterra o corpo e o assassinato leva a uma investigação e ao desmantelamento da Tuckersoft. Se Colin está vivo, ele acaba sendo preso por narcóticos. E se os espectadores decidirem não matar o pai, o jogo acaba de qualquer forma.

O fim da conspiração do governo

Quando Stefan acorda no meio da noite e tenta arrombar o cofre do pai, digitar a senha “PAC” libera uma conspiração do governo. (“JFD” e “PAX” estão incorretos; PAC significa “programa e controle”, que é familiar a partir da vociferação da viagem ácida de Colin.) Dentro estão os arquivos do Programa e Estudo de Controle sobre Stefan, que foi monitorado toda a sua vida por um experimento para testar os efeitos do trauma. Até mesmo seus pais e a memória final de sua mãe amorosa eram um ato. Essa revelação leva Stefan a matar seu pai – mas desta vez, não foram os espectadores que fizeram a escolha, foi Stefan. Como resultado, os telespectadores têm a tarefa de ajudá-lo a descobrir o número de telefone do seu psiquiatra (20541 está correto, mas qualquer número continuará a história). Stefan ainda acaba sendo pego e afastado pelo assassinato, mas desta vez, seu jogo só recebe uma classificação de 2.5/5.

O fim onde Stefan morre no trem com sua mãe

Neste final, Stefan também morre nos dias atuais – mas primeiro ele faz uma viagem de volta ao passado. Ao entrar “TOY” como a senha para o cofre do pai, Stefan encontra o bicho de pelúcia que foi o catalisador para sua mãe morrer quando ele era criança. Na versão de Stefan de eventos passados, seu pai escondeu o coelho e porque Stefan não conseguiu encontrá-lo, sua mãe perdeu o trem e acabou em um outro que foi descarrilado, matando ela e outros passageiros. Quando Stefan encontra o coelho no cofre, ele é capaz de revisitar o momento em que sua mãe lhe pede para ir com ele no trem quando criança. Se os espectadores escolherem não, voltam para o cofre. Se eles disserem que sim, ele e sua mãe acabam no trem mais tarde e Stefan também morre, junto com sua mãe. A reviravolta é que a história termina revelando um Stefan atual morto em sua cadeira de psiquiatra, para o espanto de todos ao seu redor.

A Cena pós-Créditos

A experiência de Bandersnatch é oficialmente encerrada quando a sequência de créditos finais é lançada. No final dos créditos, no entanto, os telespectadores experientes decodificaram uma cena surpresa final. Na cena após os créditos, Stefan está de volta no ônibus e um som de discagem toca quando ele aparece em seu jogo. Esse som, alguns espectadores descobriram, foi na verdade dados que os levaram a desbloquear um link para um site secreto da Tuckersoft onde os espectadores podem baixar e jogar o jogo “Nohzdyve” de Colin (que é um easter egg do episódio “Nosedive”). O site contém mais alguns ovos de Páscoa (incluindo a referência “Metalhead” fácil de apontar, que também foi um episódio dirigido por Slade). O problema é que os espectadores precisarão baixar um emulador ZX Spectrum para jogar o jogo. Há também outro site da Tuckersoft que informa aos visitantes para verificarem mais tarde, mas inclui um aviso para um anúncio de emprego por Mohan Tucker.

Conseguiu achar todos esses finais? Falta algum? Conta aqui nos comentários.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: