Festival MIMO de Cinema | Tetê + Travessia

Array
Publicidade

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text]

O interessante do cinema é a sua capacidade de transformar tudo em história, mesmo quando parece que o assunto não renderia, eis que nossa atenção está vidrada na tela acompanhando aquelas horas dentro da sala escura ou mesmo em casa. E é por esse caminho que o curta ‘Tetê’ segue, afinal, quem diria que a trajetória da cantora Tetê Espindola poderia ser resumida em uma obra tão dinâmica, eficaz e divertida.

Com direção da jovem Clara Lazarim, que inclusive utilizou o curta em seu trabalho de conclusão da faculdade, a obra acerta em cheio nos pontos cruciais da carreira da cantora e mostra seu lado excêntrico e peculiar, sua ligação com a natureza e o canto dos pássaros, ressaltando ainda mais que Tetê é singular na música brasileira.

Quase todo montado em cima de imagens de arquivo, o curta não nos cansa e nem tenta didatizar demais, muito pelo contrário, é leve e flui tão natural e sem esforço como a voz lírica de Tetê. Essa jovem diretora é para ficar de olho.

Falando em jovem fazendo cinema, o curta documental ‘Travessia’ também nasceu da genialidade de um jovem cineasta, o Thiago Antunes, que viu no trabalho uma chance de dar voz aos que estão buscando espaço na sociedade. A obra mostra como são organizadas as Rodas Culturais da zona norte do Rio de Janeiro, e como nascem as famosas disputas de rap.

Mais que apenas cantar gírias, os eventos servem para unir a periferia carioca e dar voz aos jovens negros, tão afetados pela falta de oportunidades, mas que usam a música como forma de expressão cultural e protesto contra a violência policial nas favelas e a política brasileira.

O curta mescla rimas com imagens da cidade, fazendo reflexões sobre nossas atitudes e nosso dia a dia, muito bem pontuadas pelas frases de efeito dos jovens entrevistados, seguindo um bom ritmo até o final.

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: