Festival MIMO de Cinema | É Por Isso Que Estou Aqui + Semente da Música Brasileira

Array
Publicidade

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text]

A música é algo transcendental. Nos completa e nos faz mergulhar em oceanos de sentimentos. E por conta dessas sensações que a música transforma e une os povos. Essa é a premissa central do curta documental ‘É Por Isso Que Estou Aqui’, do diretor João França, que mostra uma residência artística na península de Gaspé, Canadá, e como esse grupo de pessoas fazem do ritmo uma poesia sonora.

Poético e melancólico, sua narrativa delicada nos envolve na trama apresentada, fazendo com que aqueles sons repercutam em nossos pensamentos, acerto do diretor, que explora os melhores ângulos de câmera e as tomadas em plano geral, imensas, porém, leves ao som das melodias estranhas.

Interessante de se assistir, ‘É Por Isso Que Estou Aqui’ é uma carta de amor aos ritmos musicais, que nos cercam todas as horas, mas que não paramos para escutar.

Falando em carta de amor, o que dizer então do famoso bar Semente, no coração da Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro? Lugar que fez renascer o samba na cidade, extinto por algumas décadas no passado. Esse é o tema principal do longa documental ‘Semente da Música Brasileira’, que serve, na verdade, como um presente ao bar por toda sua história de resistência e luta para se manter de pé e abrigar tantos novos artistas.

A narrativa é gostosa de assistir, mesmo que o filme se torne redundante da metade para o final, a trajetória do lugar é realmente digna de um filme. A diretora, Patricia Terra, fez um ótimo trabalho de pesquisa para não deixar nada de fora e dar a importância que a trama merece, afinal, o Semente hoje é conhecido internacionalmente e já recebeu convidados de peso, como Dave Matthews Band e Chico Buarque.

O filme é fundamental para quem ama música, em especial samba, e quer conhecer mais da trajetória do ritmo no Rio de Janeiro. Porém, vai muito além, serve como uma celebração à nossa cultura e nossa musicalidade, única no mundo, e que tanto lutamos para preservar. Em ano em que o Museu Nacional pega fogo, um filme sobre a história da Lapa e do samba é quase que um presente para aliviar a dor de estar, gradativamente, perdendo nossa história para os governos e o tempo.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: