CCBB SP exibe Mostra do Cinema Tcheco e Eslovaco

Array
Publicidade

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text]

O ano de 2018 representa um marco importante para a República Tcheca e a República Eslovaca. No dia 28 de Outubro, os dois paises celebram o centenário da formação da Tchecoslováquia, o primeiro estado democrático de tchecos e eslovacos, constituído após a queda do Império Austro-Húngaro no final da Primeira Guerra Mundial, no ano de 1918.

Neste ano, no dia 21 de Agosto de 2018, comemoramos ainda os 50 anos da Primavera de Praga, processo de reformas políticas, econômicas, sociais e culturais na antiga Tchecoslováquia que foi interrompido pela invasão das forças armadas dos países do Pacto de Varsóvia.

Para comemorar os dois aniversários no estado de São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Embaixada da República Eslovaca em Brasília, o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e o Consulado Honorário da República Eslovaca em São Paulo realizarão, em outubro , uma Mostra do Cinema Tcheco Eslovaco.

As sessões gratuitas, agendadas entre os dias 3 e 8 de outubro, apresentam a cinematografia tchecoslovaca, tcheca e eslovaca dos últimos vinte anos. O seu denominador comum, para além de todos os filmes serem realizados por diretores da mais recente geração de cineastas tchecos e eslovacos, consiste em podermos observar temas sensíveis: o envolvimento de aviadores na Segunda Guerra Mundial, a possibilidade de perdoar opções tomadas no passado, as práticas de dopping no mundo do esporte profissional na Tchecoslováquia dos anos oitenta, a imigração, a preservação da dignidade humana num estado totalitário e o preço que todos os que se opuseram a este regime pagaram e o tema da procura de métodos alternativos na medicina atual.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: