Amazon deve comprar CBS para competir com Netflix, afirma analista

Array

A Amazon deve comprar a CBS para que seu serviço de assinatura Prime Video possa dar uma chance à Netflix, disse um analista em uma nota de pesquisa que ele distribuiu aos clientes nesta semana.

“Apesar de todas as muitas realizações da Amazon, o Prime Video parece estar atrasado em termos de uso e alcance”, escreveu Michael Nathanson, da MoffettNathanson, uma empresa independente de pesquisa.

Em vez de construir o serviço ao longo do tempo, a Amazon, liderada pelo CEO Jeff Bezos, deve abraçar um “modelo de compra” e a empresa que faz mais sentido é a CBS, que tem uma avaliação de US$ 21 bilhões na bolsa de Wall Street.

Tal estratégia seria semelhante à compra de US$ 13 bilhões da Whole Foods pela Amazon. “Quando chegou a hora de mudar para o mercado multicanal, eles não procuraram algo tradicional [Kroger], eles procuravam algo grande o suficiente para importar, mas pequenos o suficiente para que pudessem construí-lo à sua própria maneira”, disse o analista.

Claro, a CBS está em uma disputa legal com a National Amusements, que controla a CBS através de ações com direito a voto, e esse assunto – que coloca o CEO da CBS Leslie Moonves contra Shari e Sumner Redstone – não se resolverá por vários meses.

Nathanson argumenta que, caso a CBS prevaleça contra a National Amusements, suas ações subirão rapidamente, já que a empresa de Moonves será vista como um alvo de aquisição e a Amazon deve aproveitar a chance de adquiri-la à frente de outras.

O analista também disse que a Amazon se saiu muito bem em todos os negócios, sempre tendo medo de competidores, mas a mídia streaming é uma “exceção gritante” porque “a Netflix conseguiu prosperar apesar da concorrência do Amazon Prime Video”.

Nathanson observa que o principal recurso do Prime é o envio gratuito de produtos comprados na Amazon.com e que um terço dos assinantes Prime nem usa o serviço de vídeo. Em uma pesquisa, 37% daqueles que não usam o Prime para vídeo dizem que é porque suas necessidades são satisfeitas pela Netflix ou Hulu.

Aqueles que assistem ao Amazon Prime Video fazem isso por 14 horas por mês, em comparação com 20 horas para o Netflix e 25 horas para o Hulu e o YouTube, diz Nathanson.

“O Amazon Prime Video tem problemas de conteúdo e marketing“, diz Nathanson.

“Enquanto a Amazon venceu vários prêmios Emmy por Transparent , nós argumentamos que a Amazon, até este momento, não cumpriu as promessas de interrupção de categoria”, ele escreve. “Em nossas conversas com os contatos do setor, grande parte dessa culpa foi colocada na liderança criativa da Amazon em Hollywood.”

Nathanson observa que a ex-executiva da NBCUniversal, Jen Salke, foi recentemente contratada para substituir Roy Price como chefe do estúdio Prime e acrescenta: “Talvez a contratação dela seja o ponto de virada para o serviço”.

No lado da biblioteca, a Amazon recebe metade de seu conteúdo de apenas duas fontes, CBS e HBO, e provavelmente perderá o segundo no final do ano, quando o acordo atual acabar.

A Amazon pretende criar algum terreno nos esportes, onde o Netflix não atua. Tem direitos de transmissão para o futebol de quinta-feira à noite e 20 partidas de futebol da Premier League, mas as ligas esportivas anseiam por classificações como as que a Amazon Prime ainda não pode oferecer, então futuros negócios podem ser problemáticos, diz Nathanson.

Mas, com a CBS, a Amazon “poderia concorrer em conjunto com pacotes lineares-digitais”, diz o analista.

Fonte: The Hollywood Reporter

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: