Drops Festcine estreia com curtas premiados nesta sexta-feira em Poços de Caldas

Array
Publicidade

Além das oficinas gratuitas, o Drops Festcine – Festival Nacional de Cinema de Poços de Caldas exibe quatro curtas, entre eles o Postergados, da cineasta Carolina Markowicz, que ganhou o Kikito na categoria de melhor roteiro no 45º Festival de Cinema de Gramado e que representará o Brasil em Cannes 2018, com o filme “O Órfão”. A exibição dos curtas ocorre na sexta-feira (18) a partir das 19h no Instituto Moreira Salles (IMS Poços). A entrada é gratuita.

Entre os curtas selecionados estão “Pássaro Azul”, da roteirista Magda Pinto, “Mercúrio”, do diretor Wellington Bravo, “Homens Recicláveis”, do diretor Alessandro Guimarães. Além das exibições dos filmes, os respectivos criadores vão conversar com o público. O último curta da noite é “Postergados”, da cineasta Carolina Markowicz.

A seleção dos curtas é do cineasta Marcelo Leme. Para ele, a intenção do Drops e dos curtas é mostrar que também se faz cinema no interior do Brasil.

Queremos mostrar que temos realizadores por aqui. E também capacitar através das oficinas. Temos gente, temos vontade, temos ideias, então precisamos de aprimoramento, de conhecimento e de técnica. Penso que nunca se produziu tanto no Brasil e em qualquer outro canto do mundo. O cinema nacional é competente, cheio de gente com grandes histórias. Somos reconhecidos e respeitados por aí. Por exemplo, o cinema pernambucano é um orgulho brasileiro, o qual, infelizmente, por uma série de fatores, o próprio brasileiro não dá o devido reconhecimento. Mas, estamos sendo descobertos. Será que vai chegar o dia que deixaremos de ter a mentalidade de colonizados? Espero que sim. O cinema independente é uma dessas saídas, pois com ele há liberdade de se contar histórias, de dizer, de gritar, de fazer arte sem amarras”, disse.

Realizado pelo Instituto Benetti e Alterea Filmes, em parceria com o IMS Poços, o Drops Festcine é considerado um “esquenta” para o Festcine que ocorre no mês de julho em Poços de Caldas. Além da exibição dos curtas e conversas com os diretores e cineastas, o evento vai proporcionar também oficinas de roteiro, fotografia, direção e produção no sábado (19) e domingo (20). As inscrições são gratuitas.

Esse Drops Festcine é um mais um pequeno passo para fomentar o cinema na cidade de Poços de Caldas e região, cursos gratuitos e entrada franca é uma excelente oportunidade que todos o curiosos e amantes do cinema devem aproveitar.” disse Bruno Benetti, diretor do festival.

Confira os horários de exibições e as sinopses dos filmes

19h – Exibição de Pássaro Azul e conversa com a roteirista Magda Pinto

Pássaro Azul foi desenvolvido à partir da concepção simbólica de uma imagem fotográfica, produzida numa caverna. A caverna e a singularidade da imagem do pássaro nos instigou a criar o roteiro tendo como inspiração o poema de Charles Bukowski, intitulado Pássaro Azul. O filme mostra a angustia de um poeta que aprisiona em seu peito um pássaro. Numa narrativa poética e cercada de metáforas, o filme transporta o espectador para essa experiência do poeta, seus entraves e seu momento ínfimo de liberdade. E você o que te aprisiona, o que te liberta?

19h30 – Exibição de Mercúrio e conversa com o diretor Wellington Bravo

Mercúrio é o menor planeta do sistema solar. Pragmaticamente até poderia ser apresentado assim, mas veio vestido de mistério. Na astrologia o planeta representa a necessidade de comunicação do homem com o meio para se disciplinar e se adaptar. O signo onde Mercúrio se posiciona no mapa astral mostra a capacidade de aprender com as experiências, recebendo energia mental e racional desmedida. Na mitologia ele é o mensageiro dos Deuses. No tarô a carta Mercúrio significa maus momentos de adversidade. Na alquimia o elemento Mercúrio é o estado de estar ciente e corresponde a água. Vivendo todas as influências que Mercúrio concede a sua vida, Celso é um geminiano que começa a compreender o mundo depois de uma condição conflituosa em que ele se colocou.

20h – Exibição de Homens Recicláveis e conversa com o diretor Alessandro Guimarães

Max é um geneticista que não acredita em nada que não esteja publicado em artigos científicos, mas pela primeira vez ele está de frente a uma realidade que nunca viveu, a morte.

20h30 – Exibição de Postergados, de Carolina Markowicz

Quando três pessoas que vivem na mesma cidade morrem por três diferentes (e estúpidos) motivos, elas chegam a uma dimensão incrivelmente burocrática (“a morte”), que nada mais é que o “modo off” da própria vida. Chegando lá, após enfrentarem uma fila gigante em um lugar que mais parece uma repartição pública, eles encontram um “terapeuta pós-morte” que lhes permite fazer uma pergunta sobre qualquer coisa que eles queiram saber (muitas pessoas morrem por dia, portanto apenas uma pergunta é permitida). Através da pergunta que cada um faz em sua consulta, voltamos no tempo e começamos a entender cada um desses personagens e como suas mortes são conectadas. Postergados (Somos Todos Cadáveres Adiados) é um drama repleto de humor negro sobre a estupidez humana, a vida, a morte e os mistérios que a rodeiam vistos sob uma ótica particular.

Carolina Markowicz é diretora e roteirista paulistana, co-dirigiu o curta-metragem 69-Praça da Luz, vencedor do Festival do Rio e exibido em mais de 20 países, inclusive no MoMa-NY. Seu terceiro curta, Postergados, com Cesar Bordon (Relatos Selvagens) e Mirella Pascual (Whisky), teve estreia no Kinoforum e no Festival do Rio 2016 e venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Gramado 2017. O mais recente filme de Carolina, O Órfão, contemplado pelo edital da SPCINE em primeiro lugar entre os concorrentes de ficção, terá sua estreia mundial em Cannes, na Quinzena dos Realizadores 2018.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: