Projeto Flórida e a maior injustiça do Oscar 2018

Array
Publicidade

Texto enviado por Alisson Tomaz

Muitos ficaram surpresos, quando um jovem diretor foi aplaudido no festival Sundance de Cinema e em outros festivais como o Festival de Cinema do Rio no ano de 2015 e 2016, após apresentar um longa filmado exclusivamente com aparelhos celulares.

O longa Tangerine lançou sobre Sean Baker os holofotes do cinema independente. A pergunta que surgia era, o que será que ele fará quando usar uma estrutura cinematográfica tradicional? E o resultado não poderia ser diferente. O diretor nos apresenta um dos filmes mais doces e tocantes que você verá em 2018.

Projeto Flórida nos apresenta o dia a dia de personagens que vivem em um Project, que são hotéis com um custo muito baixo e que atrai pessoas que vivem à margem da sociedade ou na linha da pobreza, semelhante aos cortiços existentes no Brasil. O Project relatado no filme está localizado nas cercanias dos parques da Disney. Nesse ambiente marginalizado conhecemos a protagonista desse longa, conhecemos Moonee (Brooklynn Prince) que mora com sua mãe Halley (Bria Vinaite). Ambas lutam para conseguir se manter financeiramente naquela situação.

Projeto Flórida poderia ser mais um drama, se não fosse a ideia de mostrar tudo com os olhos de Moonee. Se você se impressionou com a atuação de Jacob Tremblay em O Quarto de Jack e Extraordinário, prepare-se para se apaixonar pela atuação de Brooklynn Prince. Ela ganha o filme e nos faz querer voltar a ser criança. Ela atua de forma majestosa mesmo nos momentos mais dramáticos.

Essa garotinha nos traz grandes revelações sobre a vida, amizade, companheirismo e felicidade mesmo em meio a um ambiente impróprio a esses sentimentos. Você sentirá traços de Conta Comigo e até mesmo Goonies aqui. Verá como o mundo por mais que seja duro e cinza, torna-se divertido e colorido pelos olhos de uma criança.

Um filme que certamente deveria ser reconhecido pelo Oscar. O mesmo teve apenas a indicação de Willem Dafoe, no papel de Bob. E que atuação! Como o único ator de nome no elenco, Willem traz um peso a sua atuação e ao mesmo tempo deixa seus companheiros de cena brilharem.

Separe seus lenços, prepare a pipoca e veja um dos filmes mais belo sobre infância que você pode ver. Após vê-lo esteja pronto a criticar o Oscar por ter deixado um filme tão sublime fora da indicação de Melhor Filme. Espero que esse filme seja visto pelo máximo de pessoas possíveis e que ele gere um sentimento de que, mesmo nas maiores tempestades ainda podemos nos divertir tomando banho chuva.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: