CRÍTICA | Aliados

Array
Publicidade

Dirigido por Robert Zemeckis (‘De Volta para o Futuro’, ‘Forrest Gump’,‘Náufrago’), Aliados tinha tudo para ser um daqueles filmes que marcam época. Com um enredo bem pensado, excelente ambientação e protagonistas de peso, o filme cativa, mas deixa aquela sensação de que “falta algo”.

O longa conta a história de dois espiões, Vatan (Brad Pitt) e Marianne Beauséjour (Marion Cotillard), que acabam se apaixonando em uma missão no Marrocos, durante a Segunda Guerra Mundial. De volta às terras aliadas, surgem suspeitas de Beauséjour, agora casada com Vatan, possa ser uma agente dupla. O mistério em torno das intenções de Marianne constitui o foco de tensão da narrativa ao longo de toda a produção.

Com atuações fortes, mas bastante discrepantes, Brad consegue passar a dureza de um agente em plena guerra, mas deixa a desejar no momento de transparecer a sensibilidade necessária ao personagem. Marion, entretanto, simplesmente encanta em cada cena. Com frases e olhares que fortalecem a suspeição, a protagonista consegue manter a dúvida do expectador sobre suas intenções até o momento de desfecho da história.

Longe de ser um romance comum, o filme tem um enredo bem trabalhado, fotografia e figurino belíssimos (assinado por Joanna Johnston e inclusive indicado ao Oscar) e uma finalização digna de um trabalho de Zemeckis. Apesar de não ter alcançado todo seu potencial, com certeza vale os 124 minutos em frente a tela.

Curiosidades

  • Brad Pitt teve Marion Cotillard como professora de francês (vamos acreditar que foi apenas isso).
  • O figurino do filme foi inspirado em Casablanca (1942) e A Estranha Passageira (1942), onde as roupas eram tão bonitas quanto simples.
  • Quarto filme de Brad Pitt sobre a Segunda Gerra Mundial. Os outros foram Bastardos Inglórios (2009), Beyond All Boundaries (2009), e Corações de Ferro (2014).
  • Brad Pitt e August Diehl já apareceram em Bastardos Inglórios (2009).
  • O roteirista Steven Knight disse que a inspiração para o roteiro veio de uma suposta história verdadeira sobre dois espiões que se apaixonam durante a Segunda Guerra Mundial. Knight ouvira esta história quando tinha 21 anos de idade.
  • É o segundo filme de Marion Cotillard sobre a Segunda Guerra Mundial. O primeiro foi Lisa (2001).
  • Trata-se do 18º filme dirigido por Robert Zemeckis.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: