A minissérie da HBO, Chernobyl vem sendo bastante aclamada ao ponto de obter a melhor nota no IMDb, ultrapassando Game of Thrones e Breaking Bad. Porém, um usuário do Twitter relatou uma história um tanto pessoal.

O jornalista e professor Slava Malamud, que possui raízes Moldávia – território que faz fronteira com a Ucrânia e com a Roménia –, convidou seu padrasto para assistir a minissérie na TV e acabou descobrindo que ele trabalhou no desastre de Chernobyl, em uma área que foi chamada de “eliminação das consequências”.

O convite foi negado pelo padrasto, o ex-tenente Vladimir Veytsman: “Eu estava lá e não quero mais assistir a isso”.

Confira o relato:

“Como prometido, vou recapitular Episódio 4 de #ChernobylHBO no tópico abaixo…Este foi… Especial. Até esta manhã, eu não sabia que seria. Permitam-me proceder na ordem que eu escolher e ver onde ele me leva. Hoje foi o 71° aniversário do meu padrasto. Eu estava visitando ele em Rochester, NY. Nós não somos o que você chamaria extremamente próximoas, mas nós não estamos em maus termos, também. É só… Complicado. Enfim, ele assiste um monte de porcaria de TV russa, então eu recomendei que ele tentasse Chernobyl. Ele disse que não…

“Não, eu não vou”, disse ele. Não quero. ”
“Por que não? É muito bem feito e você pode obter a versão dublada russa online… ”
“Porque eu estava lá, é por isso. E eu não preciso disso de novo.
Acontece que meu padrasto, então o Capitão Veytsman, foi enviado para a zona de exclusão em 1986…

Era uma parte do Likvidatsiya Posledstviy (a “Eliminação das consequências”, como foi chamado naquele jargão soviético sangue frio da época). Ele estava alocado em Tiraspol, SSR Moldavian, um comandante de artilharia, quando ele foi ordenado a montar todas as unidades químicas e se mudar.

Ele estava encarregado de uma área na zona que incluía várias aldeias condenadas. Eles inspecionaram veículos e pessoas, vigiavam as estradas, realizavam controle de animais e capturavam intrusos. Ele disse que os saqueadores se tornaram um grande problema depois de um tempo. As pessoas invadiram prédios abandonados…

“Eles nos checavam nossa radiação todos os dias. Eles sempre nos colocaram para baixo por 25 Roentgen. 25 foi o nível mais alto permitido… Quem sabe o quanto nós temos.
“Jesus, por que você nunca me disse?”
“Você não perguntou”

Homens soviéticos…

Todos os episódios de Chernobyl estão disponíveis no HBO GO.

Comments