Youtube começa a exibir filmes completos gratuitamente

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No mês passado, o YouTube começou a mostrar pela primeira vez filmes patrocinados por anúncios, dando aos espectadores acesso a títulos de Hollywood, incluindo “O Exterminador do Futuro” e “Legalmente Loira” gratuitamente.

A plataforma começou a promover os filmes de longa-metragem gratuitos na seção de filmes do site em outubro, onde vendeu filmes e shows por anos. Os consumidores poderiam comprar os mais recentes sucessos de bilheteria e programas de TV no YouTube, assim como no iTunes da Apple e no Amazon Prime, mas nunca havia uma opção gratuita para assistir aos filmes em troca de interrupções comerciais.

“Vimos essa oportunidade com base na demanda do usuário, além de apenas oferecer filmes pagos. Podemos fazer filmes com suporte de publicidade, gratuitamente para o usuário?” diz Rohit Dhawan, diretor de gerenciamento de produtos do YouTube. “Também apresenta uma boa oportunidade para os anunciantes.”

Dhawan não divulgou os termos dos acordos do YouTube com os estúdios ou como divide a receita de anúncios com eles. O YouTube veicula anúncios para os filmes do seu conjunto habitual de demanda de publicidade que percorre a plataforma até seus 1,9 bilhões de usuários ativos mensais.

Eventualmente, pode haver uma maneira de os anunciantes pagarem para patrocinar filmes individuais, oferecendo aos usuários visualizações gratuitas e exibições exclusivas, diz Dhawan. No entanto, tudo depende muito de como os estúdios evoluem em seus negócios para dar conta dessas novas janelas de streaming digital que estão se abrindo. Normalmente, os filmes vão para os cinemas, depois para o DVD, depois para a TV, e o local para o digital ainda está no ar.

É provável que existam apenas cerca de 100 filmes disponíveis para visualização no YouTube até o momento, no entanto, Dhawan disse que a seleção estará em expansão.

O YouTube investiu em programação original, alguns dos quais são suportados por anúncios, enquanto alguns são desenvolvidos para assinantes pagantes. Por exemplo, seu programa de sucesso “Cobra Kai”, baseado no filme “Karate Kid”, é exclusivo para o YouTube e aberto apenas a assinantes que pagam o serviço premium. Outros programas, como “The Jump”, de Will Smith, em que a celebridade saltou de um helicóptero para o Grand Canyon, estão disponíveis para todos os espectadores do YouTube, mas apoiados por anúncios.

As pessoas assistem cada vez mais ao YouTube em SmartTVs, onde filmes gratuitos podem ser uma oferta bem-vinda. Quase 20% do YouTube é assistido em aparelhos de TV, de acordo com estatísticas recentes divulgadas pelo YouTube, e esse é seu meio de crescimento mais rápido. O YouTube até recentemente deu aos anunciantes a capacidade de direcionar suas campanhas publicitárias apenas para as pessoas assistindo em TVs.

A novidade, entretanto, ainda não está disponível no Brasil, pois depende do acordo de distribuição dos estúdios, que varia por país. Mas, vamos esperar e torcer para que em breve chegue por aqui. O que acham?

Fonte: Adage

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