MIMO FESTIVAL – DIA 1 | Saiba tudo que rolou no festival que celebra a música no cinema

Array
Publicidade

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text]

Começou mais uma edição do Festival MIMO, que surgiu em Olinda, em 2004, e desde então tem arrastado fãs por diversas cidades do Brasil, porém, é em Paraty (RJ) que o evento assume ares de nostalgia, já que a bela cidade histórica lembra e muito os becos e ruelas de Olinda.

Além disso, a edição de 2018 é mais do que especial, afinal, completa 15 anos. Por conta disso, foi bastante planejada e os filmes do Festival MIMO de Cinema são perfeitamente selecionados, sempre visando celebrar ou destacar filmes cujo tema central é a música.

O primeiro dia começou com um workshop bem interessante com o DJ Montano, sobre vídeo cenário, visando atingir um público mais jovem, que vive e respira de YouTube. A aula faz parte do programa educativo do Festival e rendeu um bom público, tanto de jovens afim de saber como criar seus próprios vídeos e diferentes formas de projeções, até de curiosos pelo audiovisual.

A cidade de Paraty está com seu centro histórico quase que total ocupado pelo Festival, muito bem dividido em torno da Praça da Matriz. De um lado, há barraquinhas de artesanato e arte, do outro, um super palco e, no meio, o Cinema da Praça, sala charmosa que recém reabriu após anos fechada.

Por volta das 16h, houve o tão aguardado Fórum de Ideias, com o tema “O canto como força no protagonismo feminino negro”, que já diz por si só sua importância. O debate contou com a presença ilustre da cantora Virgínia Rodrigues, forte nome da música popular brasileira que, mesmo debaixo de chuva, compareceu sorridente e ainda cantou seus grandes sucessos para o público após o debate.

Eis então que se inicia o Festival MIMO de Cinema com o curta documental ‘6 Por 20’, que mostra o lado musical e a negritude que habita o famoso Viaduto Negrão de Lima, em Madureira (RJ), seguido do longa documental ‘Ultraje’, que narra a trajetória polêmica da banda Ultraje a Rigor.

Mas o cinema lotou mesmo, com senhas esgotadas, foi na sessão conjunta de ‘É Por Isso Que Estou Aqui’, que acompanha uma residência artística na península de Gaspé, Canadá; e o ótimo ‘Semente da Música Brasileira’, documentário que conta a encantadora história do bar Semente, situado na Lapa (RJ), que foi berço do samba na cidade do Rio.

E para encerrar, os shows no palco ao lado da Praça da Matriz começaram assim que acabou a sessão do último filme, mesmo debaixo de chuva, que parece não ter afastado os turistas e moradores, já que o local estava lotado. Começou com o DJ Montano, passou pelo ótimo show do Systema of Solar e se encerrou com a Cordel de Fogo Encantado.

A cobertura completa do MIMO Festival 2018 continua por hoje (29) e domingo. Fica ligado aqui no site e nas redes sociais para ver tudo que está rolando.

Ah, um detalhe que vale mencionar: visando manter a cidade limpa, para consumir bebidas em geral, o MIMO vende seu próprio copo, estiloso, que pode carregar com você a noite toda.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: