Academia Internacional de Cinema | Cursos online entram para complementar demanda de formação no Brasil

Array
Publicidade

O ensino a distância (EAD) tem sido uma das alternativas para ampliar o número de brasileiros com acesso ao ensino superior. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, apenas 23,8% dos jovens entre 18 e 24 anos estavam em algum curso de Ensino Superior. Mas, além deste ponto, o cenário brasileiro mostra também uma carência de formações específicas em áreas diversas, para dar conta de preparar profissionais para frentes que exigem certos conhecimentos particulares. Alinhada com essa demanda no setor audiovisual, a Academia Internacional de Cinema (AIC) lançou em julho passado a primeira Escola de Cinema Online no Brasil, com cursos livres em diversas áreas do cinema.

Especificamente sobre este setor, a proposta da AIC é ampliar o número de pessoas com formação audiovisual fora do eixo Rio-São Paulo. Pretende ainda turbinar a produção nessas localidades. “Os nossos cursos online oferecem uma formação audiovisual de longo e largo alcance, fomentando produções locais e mercados regionais, como uma importante ferramenta de expressão cultural, que visa enriquecer e criar mais versatilidade e diversidade à produção audiovisual do país” enfatiza Flávia Rocha, diretora de comunicação e mantenedora da AIC.

A atividade cinematográfica, por ter um forte componente prático, oferece desafios. Com eles em mente, a AIC desenvolveu um programa customizado para viabilizar a prática audiovisual a distância, com aulas ao vivo e exercícios específicos para essa mídia. Os cursos que integram o catálogo refletem esse modelo. A proposta da escola é oferecer educação a distância, contribuindo assim para esse movimento de expansão dos mercados regionais, que já contam com incentivos federais, estaduais e municipais para a produção e distribuição audiovisual. “Nós entramos como um suporte educacional a esse contexto”, explica a diretora. Flávia observa que o cenário atual é dinâmico, com serviços de streaming se juntando aos tradicionais, como TVs abertas e fechada e cinema. Do mesmo modo, há diversidade de formatos sendo oferecidos. “Um bom momento para movimentar produções e lugares de origem dessas criações.

A AIC é a primeira escola com foco exclusivo em produção audiovisual no Brasil e agora também oferece uma formação online, voltada principalmente para quem está distante das escolas físicas em São Paulo e Rio de Janeiro. Assim, a escola amplia seus horizontes e estende a mesma experiência e qualidade de seus cursos presenciais a todo o país. A primeira bateria de cursos cobre as áreas roteiro, som para cinema e TV, edição e produção. As aulas ocorrem semanalmente, com progressão de complexidade. Há opção de conteúdo ao vivo, material de apoio, exercícios de auto resposta e exercícios práticos com feedback individual. Todos os professores são especialistas por área e atuantes no mercado audiovisual.

Seguindo a mesma filosofia dos presenciais, os cursos online da AIC possuem metodologia própria, onde teoria, criatividade e prática andam juntas. O aluno tem aulas semanais, seguindo um cronograma de conteúdos com complexidade crescente. As aulas ocorrem ao vivo mas ficam gravadas e podem ser assistidas posteriormente, caso o aluno não possa participar no horário agendado. Os cursos têm duração entre 8 e 12 semanas, podendo incluir ainda um projeto final.

Em outubro serão lançados mais quatro cursos: Documentário, Direção, História do Cinema e Assistência de Direção.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: