Oscar adiciona nova categoria e cerimônia será mais curta

Array
Publicidade

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text]

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está instituindo mudanças radicais para a transmissão do Oscar, enquanto tenta encontrar maneiras de aumentar os índices de audiência para a transmissão televisiva.

Em uma mensagem aos seus membros, o presidente do grupo, John Bailey, e sua CEO, Dawn Hudson, disseram que a transmissão agora incluirá uma nova categoria para realizações notáveis ​​em filmes populares.

O anúncio inicial da organização levantou mais questões do que respostas. A Academia posteriormente divulgou um comunicado esclarecendo as preocupações com a elegibilidade. Os filmes podem ser indicados tanto por realizações excepcionais em filmes populares quanto pelo Oscar de Melhor Filme. A nova categoria será apresentada no próximo ano, no 91º Oscar .

A mensagem pode ter sido confusa, mas as intenções da Academia eram claras. Em um ponto de sua história, os eleitores do Oscar rotineiramente denominaram blockbusters como “Titanic” ou “Gladiador” como os melhores do ano. Isso mudou. Os vencedores recentes de melhor filme, como “Moonlight”, “Spotlight” e o vencedor de 2018, “A Forma da Água“, não obtiveram tanto sucesso em bilheteria, enquanto filmes de sucesso como “Guardiões da Galáxia” ou “Star Wars: O Despertar da Força” foram reconhecidos apenas por suas conquistas técnicas.

“Nós ouvimos de muitos de vocês sobre melhorias necessárias para manter o Oscar e nossa Academia relevantes em um mundo em mudança”, Bailey e Hudson escreveram em uma nota aos membros.

A transmissão do Oscar também tem sido escassa como um assunto tedioso, que é repleto de prêmios, discursos, apresentações musicais e montagens. Para esse fim, o conselho de diretores da Academia anunciou na quarta-feira que as futuras transmissões terão duração de três horas.

A premiação de 2018, que durou quase quatro horas, foi o Oscar menos visto até hoje . Embora tenha conseguido 26,5 milhões de espectadores, os índices caíram 19% em relação ao ano anterior.

Como os índices de audiência do programa atrofiam, o número de prêmios de filmes, particularmente a variedade televisionada, aumentou. O Globo de Ouro, o Screen Actors Guild, o Independent Spirit Awards e o Critics ‘Choice Awards são anunciados antes do Oscar e muitas vezes reconhecem os mesmos atores e cineastas que vencem o Oscar. Isso pode fazer com que a transmissão final pareça mais uma coroação do que uma noite cheia de surpresas. Para combater esse cansaço, a Academia antecipou a transmissão de TV de 2020, de 23 de fevereiro para 9 de fevereiro. A transmissão do ano que vem ainda será transmitida em 24 de fevereiro, como anunciado anteriormente.

Para acomodar uma cerimônia de três horas, as categorias selecionadas serão apresentadas durante os intervalos comerciais. Os momentos vencedores serão editados e depois exibidos durante a transmissão, disseram Bailey e Hudson. O Tony Awards adotou uma abordagem semelhante e o Oscar já levou algumas honrarias, como conquista de carreira e prêmios humanitários, para uma noite diferente, em um esforço para manter as coisas em movimento.

Em um esforço para ser mais democrática nos filmes que ele reconhece, o Oscar ampliou o número de filmes elegíveis para Melhor Filme em 2009, de cinco para um possível 10. Esse movimento aconteceu depois que os membros e os fãs ficaram chocados que em 2008 “O Cavaleiro das Trevas” foi esnobado pelo Oscar. Inicialmente, a decisão de abrir a pareceu funcionar. Filmes pipoca, como “Avatar“, “Inception“, “Mad Max” e “Perdido em Marte“, todos foram indicados a Melhor Filme. No entanto, o lote do ano passado foi a menor arrecadação desde 2011, e incluiu filmes como “Lady Bird” e “Me Chame pelo Seu Nome” que foram mais admirados do que vistos.

Bailey e Hudson disseram que o conselho de governadores, funcionários e certos grupos de trabalho da organização passaram os últimos meses discutindo melhorias no programa. A ABC, que faz a transmissão do programa, supostamente pressionou a Academia para enfeitar a transmissão para evitar tornar-se obsoleta.

É provável que os movimentos sejam controversos, particularmente a decisão de não transmitir certos prêmios e a criação da categoria de filmes populares. Em particular, não está claro se os filmes financeiramente bem-sucedidos receberão o apoio dos eleitores que avaliam a melhor imagem do ano porque os blockbusters receberam seu próprio prêmio.

Claro que a controvérsia não é novidade para o grupo sem fins lucrativos por trás dos prêmios de cinema. Depois de ser duramente criticado por ignorar os artistas de cor em suas transmissões de 2015 e 2016, o Oscar começou a instituir mudanças radicais. Em particular, o grupo tomou medidas para diversificar uma associação que era principalmente mais velha, branca e masculina. A meta é dobrar o número de mulheres e minorias étnicas na Academia até 2020.

Ao mesmo tempo, o grupo também tem lidado com dores de cabeça de financiamento e custos excedentes em torno da construção de um Museu da Academia que deve ser inaugurado em meados de 2019. A atração sediada em Los Angeles celebrará a história do cinema, presumivelmente abrindo espaço tanto para blockbusters quanto para a arte em suas exposições rotativas.

Fonte: Variety

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: