Jogos Sagrados | Netflix é processada por Representação do Ex-Primeiro Ministro da Índia

Array
Publicidade

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text]

A primeira série original indiana da Netflix, Jogos Sagrados, está enfrentando um caso legal por causa de seu controverso retrato do ex-primeiro ministro indiano Rajiv Gandhi. A série de oito episódios estreou mundialmente no serviço em 6 de julho e recebeu elogios da crítica.

Dirigido por Anurag Kashyap e Vikramaditya Motwane, a série abre com o ator Saif Ali Khan como Sartaj Singh, um policial de Mumbai que recebe uma chamada surpresa do notório gângster Ganesh Gaitonde (Nawazuddin Siddiqui), que estava desaparecido e considerado morto há 15 anos. Gaitonde diz a Singh que ele tem 25 dias para salvar Mumbai e seus moradores (com exceção de uma pessoa) que todos enfrentam morte iminente, levando-o em uma missão para desvendar o mistério.

Baseado no aclamado romance de mesmo nome de 2006 de Vikram Chandra, Jogos Sagrados gira em torno do nexo entre a política e o submundo de Mumbai e inclui trechos de notícias que abrangem cerca de quatro décadas da história política do país.

Uma seqüência mostra imagens de Gandhi sendo empossado depois que sua mãe, a então primeira-ministra Indira Gandhi, foi assassinada em 1984. A voz de Gaitonde explica como Gandhi estava entre aqueles que mais tarde foram acusados ​​de corrupção relacionados à compra de armas para o exército indiano da fabricante sueca de armas Bofors, que causou um grande escândalo político.

Ao longo de mais imagens de arquivo, a voz de Gaitonde acusa Gandhi de apaziguar os muçulmanos em um processo legal envolvendo direitos de divórcio para mulheres muçulmanas, chamando-o de fattu, uma gíria hindi usada para descrever alguém que é covarde.

A Índia não censura o conteúdo da internet, ao contrário dos filmes e da televisão, que têm que aderir às diretrizes e normas proscritas. O processo contra a Netflix e os fabricantes de Jogos Sagrados foi arquivado no Supremo Tribunal de Delhi por Nikhil Bhalla, um advogado e membro do partido do Congresso, que Gandhi liderou até seu assassinato em 1991. O partido do Congresso está atualmente na oposição, liderado pelo filho de Rajiv, Rahul Gandhi, após sua derrota nas eleições de 2014, que foram varridas pelo Partido Bharatiya Janata.

“A série Jogos Sagrados tem diálogos inapropriados, ataques políticos e até mesmo discursos, que são depreciativos por natureza e prejudicam a reputação do ex-primeiro-ministro … Rajiv Gandhi”, disse a petição, citada pela Reuters., acrescentando: “Não podemos nos permitir, em nome da liberdade de expressão, permitir que qualquer coisa seja transmitida em todos os lares sem levar em conta seu impacto na sociedade”.

O caso surgiu para audiência na quinta-feira, mas o tribunal adiou a próxima audiência para 16 de julho.

Enquanto isso, Jogos Sagrados enfrenta uma queixa policial apresentada por outro membro do partido, Rajeev Sinha, baseado na cidade de Kolkata. Em sua queixa apresentada na terça-feira, Sinha disse que o programa inclui “palavras vil” contra Gandhi. Um oficial da polícia foi citado pelo Times of India afirmando que a queixa foi recebida “e nós vamos passar pela autenticidade do mesmo”.

Fonte: The Hollywood Reporter

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: