A Eterna Guerra entre o Dublado e Legendado

Array
Publicidade

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text]

Texto enviado por Daniel Carneiro

Ahhh, a eterna luta dos cinéfilos com espectadores mais casuais. Aquela que gera debates inflamados, quando se analisa apenas os gostos pessoais das pessoas em debate.

Bom, meu gosto pessoal é: prefiro legendado. Mas, assisto dublado com meus amigos que precisam de óculos ou são preguiçosos mesmo. Porém, de uns tempos pra cá, tem me incomodado que tenham apenas sessões dubladas nos cinemas.

Cada um escolhe a sessão na qual deseja assistir a um filme, afinal, estão pagando por isso. Porém, nos cinemas atuais, as versões legendadas são quase inexistentes. Aqui, no Rio de Janeiro, quando tem, ou é longe ou os horários das sessões são dois extremos: muito cedo ou muito tarde.

Alguns saem em defesa da dublagem por conta de deficientes visuais. Eu concordo, afinal, é preciso ter opções para que os mesmos possam desfrutar do entretenimento. Ainda que o melhor seria, na verdade, uma sessão com audiodescrição para uma maior imersão.

Então, como ficam as pessoas com deficiência auditiva? Elas não podem ter um pouco de entretenimento também? Se tivermos todas as salas dubladas ou mesmo adaptadas para audiodescrição, única solução possível, são as pessoas com deficiência auditiva assistir por streaming, já que ali elas têm a opção de colocar legenda.

Eu não acho bom ter apenas filmes legendados, assim como também ter apenas filmes dublados. Um lado pesando mais que o outro prejudica quem tem necessidades especiais e tirar totalmente o poder de escolha de seus consumidores.

A solução? Eu não tenho a perfeita, mas acho que dividir em dias, como certos dias ter só legendado, e nos outros dublados, já seria o começo. Ou mesmo uma divisão meio a meio das sessões.

Essa briga sempre foi meio pessoal, por causa de nossos gostos. Temos que começar a pensar de outra forma, nessas pessoas especiais ou como consumidores mesmo, afinal, temos que ter primeiro, a opção da escolha.

Este texto foi enviado por um leitor do site e pode não refletir a opinião do Pipocas Club

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: