Mil Beijos | Lançamento mundial da animação brasileira acontece nesta semana no Festival Annecy na França

Array
Publicidade

O lançamento mundial de “Mil Beijos” (A Thousand Kisses) animação brasileira dirigida por Richard Goldgewitch e produzida por Eitan Rosenthal, acontece nesta semana na mostra paralela “Tudo Bom” do Festival de Annecy, na França. Nesta edição, o mais importante festival dedicado ao gênero do mundo homenageia produções brasileiras.

Mil Beijos” também será exibida em outros cinco festivais internacionais nos próximos meses como o Real Time Film Festival, da Nigéria; o Atami Film & VR Festival, no Japão; o San Francisco Jewish Film Festival, nos Estados Unidos; 15th IN THE PALACE International Short Film Festival na Bulgária e o Alpinale Short Film Festival, na Áustria.

A produção conta uma história de amor real vivida pelos avós maternos do produtor do filme, um polonês e uma alemã, durante a segunda guerra mundial. Com a chegada de Hitler ao poder, Moses resolve viver no Brasil enquanto a noiva, Nettechen, sem dar mais explicações, continua na Alemanha, sozinha. “Eu estava digitalizando fotos e documentos da minha família quando encontrei as dez cartas em alemão, da década de 1930. Foram enviadas pelo meu avô, daqui do Rio de Janeiro, para a minha avó, que havia decidido permanecer em Berlim”, explica Rosenthal.

A partir dos textos, o idealizador buscou elementos ficcionais para recriar na tela o que teria acontecido durante o período de separação dos dois. “Minha avó, enquanto esteve na Alemanha, também escreveu cartas para ele, mas foram todas perdidas. Por isso, no filme, criamos algumas situações que ela poderia ter vivido durante os seis meses de separação”, complementa.

O filme contou com a participação de 30 profissionais do Brasil, Estados Unidos, Irlanda, Uruguai e Ucrânia, além dos atores alemães que emprestam suas vozes aos personagens. Foram mais de cinco anos entre concepção e produção até o lançamento mundial no festival francês em junho.

O diretor carioca Richard Goldgewitch (Pablo, on the life and times of graphic designer Pablo Ferro / Blue Rondo / Tel Aviv e Gameplay) atualmente vive em Los Angeles (Estados Unidos). A equipe americana ainda contou com Emanuele Arnone que assinou a trilha sonora e Darci Brislin, roteirista.

No Brasil estavam sediados o produtor Eitan Rosenthal, a coordenadora de produção Iaara Rosenthal, Guto Carvalho, consultor de animação e Cristiano Pinheiro e sua equipe da Punch Audio, responsável pela finalização de áudio e mixagem. Gorod Gorodetcki produziu a abertura do filme.

Em Montevideu, no Uruguai, “Mil Beijos” recebeu os cuidados dos animadores e ilustradores Gastón Pérez e Santiago Germano, sob a direção de animação de Gustavo Wenzel.

Em Dublin na Irlanda contou com as ilustrações e direção de arte do artista Alan Dunne e da Ucrânia, em Kiev, Valerie Sapinska trabalhou na finalização de imagem.

A atriz alemã Elke Sommer, que durante as décadas de 1960 e 1970 contracenou em produções internacionais ao lado de nomes como Peter Sellers (em Um Tiro no Escuro), Paul Newman (em Criminosos não Merecem Prêmio), Dean Martin (em Arma Secreta contra Matt Helm) e com Glenn Ford e Rita Hayworth (em Dinheiro é Armadilha) dá voz para a personagem Nettechen.

Já Moses, autor das cartas retratadas no filme, ganha vida na animação na voz do ator alemão Christian Oliver (Operação Valquíria/ Os Três Mosqueteiros/ Speed Racer e Hercules Reborn).

“Mil Beijos” contou com verbas das leis de incentivo do ProAC (Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e Pronac (Ministério da Cultura), totalizando R$ 240 mil, com os aportes feitos pela empresas Kalbin, Rosset e M. Safra.

Confira o pôster oficial:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: