Festival Varilux de Cinema Francês 2018 divulga nomes de atrizes, atores e diretores que vem ao país

Array
Publicidade

Nove atores e diretores desembarcam no Brasil para participar da edição deste ano do Festival Varilux de Cinema Francês. Enquanto Salvador recebe parte da delegação, São Paulo e Rio de Janeiro contarão com todos os dez talentos. Nas três cidades, além de participarem das noites de aberturas do evento, apresentam seus filmes em algumas sessões e realizam debates sobre as obras e estarão em encontros com a imprensa.

Um dos confirmados é o ator e diretor Jérémie Rénier, protagonista do filme “O Amante Duplo” (L’amant double), de François Ozon, em que vive papel duplo de um psiquiatra, num romance erótico com a bela Marine Vacth. Ele também é diretor de “Carnívoras” (Carnivores), um drama sobre a relação conflituosa de duas irmãs atrizes, ao lado de seu irmão Yannick Rénier, que também virá ao país. Aos dois se juntará uma das protagonistas do filme Zita Hanrot, ganhadora de um César como atriz revelação em 2016.

Para representar a comédia “O Poder de Diane” (Diane a les Épaules), em que uma mulher concorda em gerar o filho de um casal de amigos homossexuais, abordando com humor e ternura a temática dos novos modelos familiares, virão o diretor Fabien Gorgeart e a atriz Clotilde Hesme (“Chocolate”). Ela, também premiada com o César de melhor atriz revelação em 2012, inspirou a personagem Diane, criada por Gorgeart, que dirige pela primeira vez um longa-metragem.

Outra dupla presente nesta edição é o diretor Nabil Ayouch e a atriz Maryam Touzani, do filme “Primavera em Casablanca” (Razzia), que trata de intolerância e aceitação das diferenças. O longa chegou a ser pré-selecionado como representante do Marrocos ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2018.

O escritor Marc Dugain, cujo primeiro romance “La Chambre de officiers” foi coroado em 1998 com mais de 20 prêmios literários, virá como diretor apresentar seu longa histórico “Troca de Rainhas” (L’échange des Princesses). Ambientado em 1721, o longa conta a história da troca de princesas entre França e Espanha para manter a paz entre os dois reinos e traz no elenco os emblemáticos atores franceses Lambert Wilson e Olivier Gourmet.

Um dos jovens atores mais elogiados atualmente na França, Finnegan Oldfield (seu trabalho pôde ser conferido no Varilux de 2016 com “Os Cowboys”) também teve seu nome confirmado. Ele apresentará “Marvin”, novo longa de Anne Fontaine, no qual vive um jovem gay que sofre opressão, especialmente por seu pai, e foge de sua pequena cidade para poder encontrar sua verdadeira identidade. Já em Paris, Finnegan contracena com Isabelle Huppert que interpreta ela mesma no filme.

O Festival Varilux de Cinema Francês 2018 acontece entre 7 e 20 de junho, em cerca de 86 cidades brasileiras, apresentando 20 produções da recente cinematografia francesa, além do clássico “Z”, de Costa-Gavras, em cópia restaurada.

Produzido pela Bonfilm, o evento tem patrocínio principal da Essilor/Varilux, Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: