Ganhador do Urso de Ouro do Festival de Berlim na categoria “Melhor Filme de Estreia” e do Urso de Prata de Melhor Ator (Majd Mastoura), o longa-metragem “A AMANTE”, de Mohamed Ben Attia, estreia nos cinemas dia 31 de maio, com distribuição da Pandora Filmes. O filme tunisiano conta a história de Hedi (Majd Mastoura), um jovem que aceita que todos o digam o que deve fazer. Apático e indiferente, ele é alvo de um casamento arranjado pela mãe e, durante os preparativos, é mandado numa viagem de negócios à Mahdia pelo chefe. Lá conhece a destemida Rym (Rym Ben Messaoud), uma jovem que trabalha no hotel da região. Apaixonado, e às vésperas do casamento, Hedi é forçado a tomar uma decisão.

Hedi é a calma antes da tempestade. E, assim como muito jovens tunisianos, ele vive o estigma da tradição através do casamento iminente com a jovem Khedija, outra jovem que também é esmagada pelo peso do costume e da religião. Minha ideia inicial era contar a história de um jovem dividido entre dois mundos, duas vozes diferentes, cada uma determinando a sua vida – conta o diretor.

“A AMANTE” é um filme que tem a ver não só com sentimentos, mas com história. A Tunísia, recém- democrática, está se descobrindo e se reinventando assim como ocorre com Hedi. Além disso, Ben Attia teve o objetivo de mostrar a liberdade de fazer escolhas e de que forma elas impactam no futuro.

O paralelo entre a jornada de Hedi e o que está acontecendo no meu país é óbvio e tornou-se crucial para mim que o centro da história que estava criando fosse ele”, diz o diretor.

Comments