Tempo de Projeção | Documentário será lançado em Mostra na IFRJ

Array
Publicidade

Na próxima segunda-feira (06), o Instituto Federal do Rio de Janeiro, em Nilópolis, recebe a estreia do filme Tempo de Projeção (doc, 79’, 2017), dirigido pelo professor e pesquisador Tiago Monteiro. A exibição terá início às 13h e contará, ainda, com um bate-papo com o realizador do filme e com o produtor Leandro Luz.

O documentário é uma produção do NUCA (Núcleo de Criação Audiovisual – IFRJ Campus Nilópolis), e foi realizado graças ao apoio da FAPERJ, por meio do edital Apoio à Produção e Divulgação das Artes no Estado do Rio de Janeiro – 2011.

Gravado inteiramente na Baixada Fluminense, nas salas de cinema do Cine Center (Nova Iguaçu) e Santa Rosa (Duque de Caxias), o filme conta com a participação especial do ator Carlo Mossy, conhecido como o “Rei da Pornochanchada”;  do idealizador e diretor-executivo do cinema Ponto Cine, Adailton Medeiros; da professora e pesquisadora dos cinemas de rua, Talitha Ferraz; do jornalista e professor Rodrigo Cerqueira; da pesquisadora Paola Barreto, do economista Carlos Abrunhosa, do ex-funcionário do Cine Jóia, Pedro Soares; da jornalista Paula Dias e do estudante Rafael Velloso. Além dos atores Gueko Hiler e Ana Moura, que inclusive já participaram de outras produções do diretor Tiago Monteiro.

“As antigas salas de rua, cujo declínio se intensificou nos últimos 25 anos, hoje são encaradas como espaços mortos, e muitas se transformaram em igrejas, farmácias ou simplesmente estão abandonadas. O filme trata justamente do resgate das memórias que podem conferir alguma sobrevida a essas construções em ruínas, mas ainda repletas de história e afeto. Os vestígios desses tempos de glória são a matéria-prima do documentário, cujo mote principal é a importância dos cinemas de rua para os moradores da Baixada Fluminense e da Zona Norte carioca”, explica o diretor.

A exibição integra a programação do Festfic 2017 (Festival Interuniversitário de Cultura), evento realizado pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, e tem entrada gratuita.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: